Quantcast
Channel: Biscoitos – Helena Gasparetto
Viewing all articles
Browse latest Browse all 12

Biscoitos de castanha-do-Pará

$
0
0

Semana passada eu fiz esses biscoitinhos que me transportam no tempo. Baita memória afetiva, dos muitos anos que morei em Belém e para onde cada mordida me remete…

Postei-os rapidamente nas “stories” do Instagram depois de assados, e tive uma surpresa pois muita gente me falou que adoraria que eu postasse a receita. Então o que nem era a intenção de virar post, agora vai ser mais uma daquelas anotações no Caderninho de receitas da família pra quem quiser.

Coelhinhos para a Páscoa que está chegando

A sorte é que fotografei logo depois que fiz, pois a chance deles não sobreviverem é enorme!

Essa louça linda de borboletas ganhei de uma amiga querida, e a xícara com essa asa que combinou tanto, já é minha há muitos anos. Achei que os biscoitinhos de borboleta pediam essa composição e que delícia fazer esse post pra vocês <3

Não importa quanto o tempo passe, nem em qual lugar eu esteja. Castanha-do-Pará vai eternamente me lembrar da minha adolescência e juventude!

Foram tantas as vezes que eu fiz, e muitas delas como “sanduichinhos”, recheados de doce de cupuaçu! Ahhhh, nos tempos em que nem se pensava em comprar a polpa do cupu industrializada, empacotada e congelada em supermercados, eu comprava 2 ou 3 cupuaçus, quebrava, colocava uma bacia no colo e ia cortando sua polpa algodoada em volta das sementes, com uma tesoura, e nossa, como aquilo não rendia! Mas, pera, que já estava desviando do assunto do ingrediente principal de hoje!

Mas, quem quiser provar essas 2 maravilhas juntas numa torta, eu tenho esse post aqui, de Torta de Cupuaçu e castanha, que é de comer ajoelhada!

A verdade é que biscoito é uma coisa de Deus né? De um jeito ou de outro e apesar de tantos paladares diversos que tenho encontrado vida afora, nunca conheci ninguém que não se rendesse a uma bolachinha caseira (aqui pra agradar a quem prefere falar assim hehe). 

São tão poucos ingredientes que eu poderia passar esta receita em poucas frases, mas como vocês bem sabem, eu compartilho dicas e o que eu sei que pode facilitar a vida, então expliquei o que acredito que seja o caminho para cortar e assar o biscoito – senão perfeito – muito perto disso!

 

Xícara-medida de 240 ml
Usar Colheres-medida padrão (nivelar os ingredientes secos com faca)

Rendimento depende do tamanho dos cortadores

 

Ingredientes:

 

– 250 grs de castanha-do-Pará moídas no processador*
– 1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente (ou um tablete de 200 grs)
– 1 ovo pequeno
– 2/3 de xícara de açúcar
– ¼ de colher (chá) de sal
– 1 colher (chá) de baunilha líquida
– 1 colher (chá) de fermento em pó
– 3 xícaras de farinha de trigo

  • Açúcar e canela para passar os biscoitos depois de assados.

 

Preparo:

 

Numa tigela peneire a farinha de trigo, o fermento e o sal
Na tigela da batedeira coloque a manteiga e o açúcar e bata por 1 minuto. Raspe as bordas com uma espátula.
Acrescente o ovo e a baunilha. Bata por alguns segundos. Coloque a castanha-do-Pará moída e bata novamente.
Com a velocidade baixa da batedeira, vá acrescentando a mistura de farinha de trigo somente até misturar. Não bata demais.
Se sua batedeira tiver o acessório de “raquete”, melhor. Senão utilize o batedor normal (aramado) mesmo.
Com as mãos junte a massa, embrulhe num plástico filme e leve à geladeira por cerca de 1 hora.

 

Abrindo a massa e cortando/assando os biscoitos:

 

– Pré-aqueça o forno em 170 graus.

 

Retire a massa da geladeira.
Sobre uma superfície enfarinhada, abra metade da massa com um rolo.
– A melhor dica para o rolo não grudar na massa e facilitar seu trabalho é polvilhar farinha de trigo por cima da massa e estender um papel manteiga sobre ela. Por cima dele você abre a massa com o rolo. Em seguida retire o papel – reserve para ir abrindo toda a massa – e corte com o cortador de biscoitos.
Vá dispondo os biscoitos numa assadeira sem untar (se tiver folha de silicone pode usar para forrar a assadeira). Eu gosto de colocar a assadeira com os biscoitos ainda crus, por uns 10 minutos no freezer – e depois levar ao forno. Isso eu faço com todos os tipos de biscoitos. Mas pode levar direto ao forno se preferir.
O tempo para assar depende muito da temperatura de cada forno. Eu gosto que eles fiquem beeem sequinhos e dourados. Os meus levam cerca de 15/20 minutos para assar, sendo que eu abaixo a temperatura do forno após uns 10/12 minutos.
Repita o processo de abrir a massa/cortar os biscoitos, até finalizar.
Após retirar do forno, deixe os biscoitos na assadeira por 5 minutos e transfira todos com a ajuda de uma espátula, para uma grade ( para não umedecerem por baixo).
Depois de todos os biscoitos assados (podem ser ainda quentinhos ou já frios) coloque açúcar (e canela, se desejar) numa assadeira ou prato fundo, e vá passando todos eles por essa mistura, retirando o excesso.
Guarde em pote de vidro hermeticamente fechado.
A durabilidade é 7 dias em temperatura ambiente ou geladeira por 60 dias. Mas du-vi-do que dure esse tempo todo hohoho…

_________________________________________________________

 

Dicas da Lena:

 

– A quantidade de farinha de trigo pode não ser exata, pois depende do tamanho do ovo, da umidade e temperatura ambiente, etc. Quando digo ovo “pequeno”, estou falando do menor tamanho de ovo que se encontra no mercado. Geralmente hoje em dia existem 3 tamanhos: “Jumbo”, “extra” e “grande” – e este último é o menor de todos – a que eu chamo de “pequeno”.
Explicado isso, tenha como medida essas 3 xícaras de farinha de trigo mas se a massa estiver ainda “grudenta” pode acrescentar um pouco mais, assim como se ela estiver ficando dura ou quebradiça, não coloque as 3 xícaras. Você sentirá a massa com as mãos. Não coloque farinha demais, pois ela vai firmar um pouco na geladeira durante o tempo de descanso.
* Sobre a castanha-do-Pará, eu gosto sempre de antes de processá-la, levar ao forno baixo-médio por uns 15/20 minutos para ela dar uma leve tostada porque realça MUITO seu sabor. Isso eu faço logo que compro a castanha e já deixo na geladeira processada. No dia que quero fazer o biscoito ela já está pronta para usar! ( Só coloque no processador depois de resfriada ).
– Uma coisa que me facilitou MUITO a vida de abrir massas com o rolo, é fazer isso sobre uma graaande folha de Silpat (silicone). Sei que a maioria não terá uma folha desse tamanho, mas escrevo isso pra dar a dica. O trabalho de limpeza da bancada é muito mais fácil e rápido e lavar a folha de silicone é moleza : )

O post Biscoitos de castanha-do-Pará apareceu primeiro em Helena Gasparetto.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 12

Latest Images

Pangarap Quotes

Pangarap Quotes

Vimeo 10.7.0 by Vimeo.com, Inc.

Vimeo 10.7.0 by Vimeo.com, Inc.

HANGAD

HANGAD

MAKAKAALAM

MAKAKAALAM

Doodle Jump 3.11.30 by Lima Sky LLC

Doodle Jump 3.11.30 by Lima Sky LLC

Trending Articles


Long Distance Relationship Tagalog Love Quotes


Dino Rey para colorear


Libros para colorear


Mandalas de flores para colorear


Dibujos para colorear de perros


Toro para colorear


Gwapo Quotes : Babaero Quotes


Tagalog God Quotes to inspire you


RE: Mutton Pies (mely)


Ang Nobela sa “From Darna to ZsaZsa Zaturnnah: Desire and Fantasy, Essays on...


Love Quotes Tagalog


Winx Club para colorear


Girasoles para colorear


Sapos para colorear


Renos para colorear


Dromedario para colorear


mayabang Quotes, Torpe Quotes, tanga Quotes


Tropa Quotes


Mga Tala sa “Unang Siglo ng Nobela sa Filipinas” (2009) ni Virgilio S. Almario


El Vibora (1971) by Francisco V. Coching and Federico C. Javinal





Latest Images

Pangarap Quotes

Pangarap Quotes

Vimeo 10.7.0 by Vimeo.com, Inc.

Vimeo 10.7.0 by Vimeo.com, Inc.

HANGAD

HANGAD

MAKAKAALAM

MAKAKAALAM

Doodle Jump 3.11.30 by Lima Sky LLC

Doodle Jump 3.11.30 by Lima Sky LLC